3 processos fundamentais a gerenciar: Relacionamentos, Atividades, e Caixa

Em qualquer negócio existem três processos que demandam um gerenciamento próximo: Relacionamentos, Atividades e Caixa.

1.    Relacionamentos
O desafio final de qualquer negócio é, como disse Peter Drucker, criar clientes. Afinal, são esses indivíduos (se B2C) ou empresas (se B2B), que aprovam e legitimam o negócio ao consumir seus produtos ou serviços. O processo de gestão de relacionamentos compreende a interação com atuais e potenciais futuros clientes, com vistas à retenção dos já clientes e identificação e conquista de novos.
O processo relacionamento com vistas à conquista de cliente, invariavelmente, envolve os seguintes passos: Pesquisa (o mercado consumidor geral para o produto ou serviço); Qualificação (eleição de potenciais consumidores dos produtos e serviços); Contato (meio de relacionar-se);  Apresentação (chamada de atenção); Lidar com oposição (condições, ambientes e restrições); e Fechamento (concretização do negócio, seja a assinatura de um contrato ou a transferência de propriedade de um produto).

Com vistas à importância da gestão de relacionamentos, desenvolvemos uma aplicação que permite fazer a gestão do contato (interações) com clientes ou potenciais (prospects). O cadastro pode ser feito em 4 categorias: clientes ativos, clientes inadimplentes, clientes inativos e prospects. As funcionalidades envolvem o registro de todos os contatos entre a empresa e os clientes; o agendamento de tarefas a serem realizadas com “lembrete” via email. Permite, ainda, realizar a gestão de eventos (atividade planejada envolvendo participantes clientes e/ou não clientes), sendo possível controlar quem foi convidado, quem confirmou a presença e quem realmente compareceu. Disponível, através de desenvolvimento especifico, área de relacionamento com cliente em um “website” onde o cliente pode atualizar seus dados cadastrais, se inscrever em eventos, além de fazer solicitações que são enviadas diretamente aos responsáveis pelo CRM. Estas solicitações ficam disponíveis no dashboard na área de Mensagens não Respondidas. Também através de desenvolvimento, é possível desenvolver um formulário de solicitação de filiação. As solicitações realizadas ficam disponíveis na área de Solicitações de Filiação do Dashboard.
Uma associação que já usa essa solução tem a elogiado dado sua simplicidade e facilidade de uso.

2.    Atividades
Existem pessoas que vivem com o medo de serem enganados ou “passados para trás” e em razão disso investem tempo e dinheiro para evitar que tal medo se materialize. Um ambiente baseado na desconfiança não cria confiança e nem mais segurança. Não existe maior controle do que a confiança conjugado ao estabelecimento de mecanismos mínimos de controle. As pessoas, ao menos a maior parte, quando sentem-se confiadas, buscam a agir como dignas dessa confiança. Claro que a parte de “controle” necessita existir. Não como uma maneira de policiar as pessoas e sim de protegê-las e dar àquelas que são confiáveis, a possibilidade de não terem de conviver com aquelas que não o são.

Controles simples envolvem poucas coisas realmente importantes, tais como:

(1)    manter contato com as pessoas, perguntando-lhes e buscando compreender suas atividades e projetos;
(2)    estabelecer objetivos em pequeno número e que as pessoas possam atingir;
(3)     ter um sistema de registros adequando e que estejam em dia (por exemplo a contabilidade); e
(4)    ter um calendário de reporte das atividades, projetos e seus valores relativos (números);
(5)    proporcionar aos colaboradores ferramentas que reduzam a possibilidade que tarefas sejam esquecidas/não realizadas.

Dentro deste espírito desenvolvemos uma aplicação gerencial - o “Gestor de Atividades (GA)” - cuja função é gerenciar a realização de um grande número de atividades distribuídas entre vários responsáveis tanto para tarefas para clientes externos como também pode ser usado para tarefas destinadas à clientes internos da empresa. A aplicação permite, ainda, o cadastramento de atividades pontuais e recorrentes; acompanhar o status de cumprimento dessas atividades, bem como a possibilidade de envio de emails.

3.    Caixa
Caixa é rei! Caixa é mais do que apenas uma unidade de medida, sendo o que permite a sobrevivência e a independência.  Caixa dá liberdade, permite cometer erros e concede tempo para fazer escolhas. Para uma startup representa o oxigênio que a permite desenvolver produtos e adquirir clientes. Para uma empresa já estabelecida permite – dá tempo para - que ela possa fazer ajustes em sua infraestrutura ou ao seu modelo de negócios. Para um indivíduo significa a possibilidade de passar por um desemprego, um período sabático ou por uma mudança de profissão. Se o Caixa é rei, seja a nível das finanças de uma empresa ou de um indivíduo, o mais importante é  controlá-lo, ou seja, ter claridade quanto às entradas e saídas de recursos, suas origens e os seus prazos. Logo, ter um bom sistema de fluxo de caixa que permita registrar compromissos e direitos, posição financeira e estimativas é fundamental.

Foi com esta certeza e em razão de uma necessidade prática, quando em um projeto envolvendo uma startup,  que nós desenvolvemos uma aplicação gerencial de Fluxo de Caixa (FC). Essa aplicação foi baseada na experiência e tem embebido conceito e, ao mesmo tempo, flexibilidade. Um diferencial da aplicação é a possibilidade de lançar valores a receber e a pagar e, ainda, fazer provisões (estimativas de valores devidos), e, como resultado, poder extrair relatório de estimativa de Fluxo de Caixa. Segundo uma usuária, uma designer de interiores, fundadora de um ecommerce de móveis e decoração: “O que mais gosto no aplicativo do Fluxo de Caixa é que me permite prever minhas necessidades de caixa. Isso me dá segurança e tempo por me permitir antecipar-me, tomando as medidas necessárias. Gostei tanto que vou passar a usá-lo, também, para minha casa! ”

 

Os nossos leitores que queiram, podem experimentar, por 30 (trinta) dias, sem qualquer custo, qualquer das aplicações ou, mesmo, as três. Para tanto, basta cadastar-se e usar. O cadastramento pode ser feito via nosso site: http://www.2bpartnersconsulting.com/site/index.php/br/ferramentas-gerenciais e clicar em no botão ao lado em destaque que lhe transferirá para a página de cadastro, ou diretamente à página de cadastro: http://www.2bp.tecnologia.ws/cadastro.asp Ou, ainda, envie-nos um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  | Conselho Consultivo | Gestão Interina | Consultoria