8 Características de Pessoas de Sucesso

Tenho tido a afortunada oportunidade de conviver com pessoas de sucesso. O que pude depreender é que se não existe uma fórmula para o sucesso delas, existe alguns traços ou características que em todas estão presentes.

1.    Vontade de ser o melhor
A primeira característica presente em pessoas de sucesso é a vontade de ser o melhor. Essa é a mais importante das 8 características. A vontade de ser o melhor é o que faz com que se trabalhe com afinco, sem limite de horário ou à despeito das inúmeras tentativas e erros. É o combustível, a motivação. A vontade de ser o melhor é que permite que se viva o ciclo: “expectativa-implantação-fracasso-frustração-avaliação-correção-expectativa..”. E não se canse de repetí-lo. Esse processo de buscar ser o melhor envolve, sim, competição. Competição com o objetivo de medir-se, seu desempenho e progresso. E competir não é ruim desde que se respeite as regras estabelecidas! Buscar ser o melhor, de fato, é nossa maneira de dar espaço à nossa partícula divina, de estarmos próximos de atingir a plenitude em algo. E isso, de fato, é que é sucesso!
“Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final.Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.” (São Paulo)

2.    Colocam sua alma no seu propósito e visão!
A segunda característica presente em pessoas de sucesso é que colocam sua alma no seu propósito e visão. Propósito é missão. Visão é onde se quer chegar ou limite que se impõe. Propósito tem relação com competências e infraestrutura. Visão é ambição. Não há condição de realizar um propósito ou visão se estiver presente a dúvida ou a hesitação. O que consome seu tempo? O que chama sua atenção? O que você gostaria de fazer se pudesse e/ou tivesse as condições? Que pensamento lhe faz sorrir? Quais são suas habilidades? O que você faz ou pode fazer bem? E igualmente importante: O que você faz que as pessoas apreciam? Para o que as pessoas lhe acessam/procuram? Pelo que você é elogiado?  O que lhe pedem para fazer repetidamente? Encontrar seu propósito, ou, para o que você foi formado é um encontro consigo mesmo. É descobrir-se! Já estabelecer uma visão é imaginar uma possibilidade que você possa construir!
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (São Paulo)

3.    São comprometidos!
A terceira característica presente em pessoas de sucesso é que elas são comprometidas. Esta é talvez uma das características mais difíceis, principalmente, em nossa sociedade atual, cujo o tempo de concentração é pequeno e em que contratos – cada vez mais bem elaborados – seguem sendo rompidos. Comprometer-se é colocar-se em uma prisão; colocar-se em um lugar ou posição à disposição de algo; é obrigação; é contratar; é promessa; é entrega! Não há possibilidade de se obter sucesso em um campo sem compromisso, sem fazer escolhas, abrindo, assim, mão de outras opções. É necessário entregar-se completamente mesmo que correndo o risco do fracasso e da frustração. Comprometer-se e colocar o coração é lutar como se fora a única e decisiva luta. É encarar com seriedade, é estar disposto a e aceitar os riscos. É mergulhar e não apenas colocar o pé para sentir a temperatura!
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” (Livro de Salmos)

4.    Não temem fazer diferente!
A quarta característica presente em pessoas de sucesso é que elas fazem diferente. Difícil ser diferente em um mundo politicamente correto como o que vivemos, em que cada vez mais se priveligia a formação de consensos e padrões. Fazer diferente é não estar preocupado em observar a forma ou formatos existentes. Ser diferente é ser distinto, variar ou ser fora de padrão. É ser como se hoje diz “disruptivo”. Ser disruptivo é não se importar com romper ou quebrar padrões. É lançar na desordem, interromper o curso ou unidade usual. É não se preocupar de ser original mesmo que antes algo já tenha sido tentado ou feito! É como disse Steve Jobs em seu famoso discurso dedicado aos “loucos”: “Aos loucos. Aos desajustados. Aos rebeldes. Aos criadores de problemas. Aos redondos em buracos quadrados. Àqueles que veem as coisas diferentemente. Eles não são fãs de regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou vilanizá-los. O que você não pode é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana à frente. E enquanto alguns pensam deles como os loucos, os vemos como gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são aquelas que fazem isso.”. São Paulo, muitos anos antes, já havia dito algo similar: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.” (São Paulo)

5.    Aplicam novas técnicas!
A quinta característica presente em pessoas de sucesso é que elas aplicam novas técnicas ao que é conhecido ou existente. Em outras palavras, são inovadores. Insistem em tentar encontrar, introduzir, ou lançar algo. Inovar demanda observar o ambiente, sob a ótica de suas competências e recursos, com curiosidade, dando atenção às mudanças que estão ocorrendo mesmo que ainda incipientes, estando disposto a fazer pequenas apostas ou pilotos. Inovar envolve curiosidade, observação, estudo, teste e muito suor!  
“Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.”  (São Mateus)

6.    Se valorizam!
A sexta característica presente em pessoas de sucesso é que elas valorizam o que fazem e não ficam no aguardo (ou na expectativa) de que outros o façam. Ao final são elas que sabem em primeira mão o quanto lhes custou em termos de dedicação, renúncias, treino, erros e acertos, e o quanto o que fazem tem qualidade e inovação. O auto elogio ou,  melhor, auto reconhecimento é algo muitas vezes socialmente mal visto. Pode ser associado à arrogância. No entanto, não é assim. Quem realizou deve estar contente com a realização, sentir que fez algo que merece ser reconhecido. Isso é assim! Muitos se escondem atrás de uma falsa modéstia depreciativa que impede que outras pessoas vejam e reconheçam o que fez. Essas pessoas agem como bloqueadores, auto-sabotadores, talvez por medo ou receio da exposição e do escrutínio. Se você gostou e apreciou, demonstre que outros o farão! “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo!” (Livro de Josué)

7.    Continuam a aprender!
A sétima característica presente em pessoas de sucesso é que elas seguem aprendendo. São curiosas e não têm medo ou receio de perguntar! Elas desafiam-se a tentar algo novo e o fazem independentemente de jovens ou já em idade mais avançada. É isso que as mantêm ativas e joviais. É isso que as energiza. O processo de aprendizagem pode ser formal, estruturado ou, ainda, baseado na prática e desustruturado, isso não tem importância. O que importa é valorizar o aprendizado, a descoberta, o desafio do teste e, inclusive, da revelação que sua hipótese inicial está errada. A pessoa que segue com essa sede de aprender, que a valoriza pode viver vários reinícios, pois ao final o que a mantêm na corrida é a corrida em si e não o final, a linha de chegada.É a sede e abertura ao aprendizado que a faz viver outras vidas e carreiras!
“A pessoa sábia está sempre ansiosa e pronta para aprender.” (Livro de Provérbios)

8.    Jogam duro!
A oitava e última característica presente em pessoas de sucesso é que elas são boas, fazem o bem e jogam duro. Ser bom é ter uma inclinação ao leal, ao frutífero, ao vantajoso, ao verdadeiro, ao competente e ao hábil! Agora a inclinação apenas não é suficiente. É importante que se aja ou faça no sentido de materializar o bom. O fazer tem relação com trabalho, tarefa e obrigação. Faz-se por que é o certo a ser feito e por sentir-se responsável. É assumir o protagonismo! E jogar duro é esvaziar-se, é derramar a última gota de suor, é chegar ao seu limite, não ter medo da disputa e do que ela pode causar. Jogar duro não é o mesmo que jogar fora das regras ou ser deseonesto. Jogar duro é encarar com o respeito que merece; é jogar para vencer!
“O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas.” (São Paulo)

Duas coisas são importantes que estejam claras: a definição de sucesso e quantas características são necessárias e se podemos desenvolvê-las. Quanto ao sucesso, podemos assegurar que não ele tem relação com a acumulação de bens e títulos e sim com estar realizando aquilo para o qual você foi construído ou formado, que suas características, qualidades e competências lhe permitem. Uma pessoa de sucesso não necessita ter as 8 características. Pode ter apenas algumas delas, aquelas essenciais e comuns a todas as pessoas de sucesso: vontade de ser o melhor que puder ser, comprometimento, valorizar-se e seguir aprendendo. Tenho convicção, sim, que podemos aprender e desenvolver as demais características se reconhecermos que são importantes, prestar atenção em como reagimos com relação a elas e buscarmos nos condicionar a mudar. Sucesso!


“Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.” (Livro de Provérbios); “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (São Paulo)

Na 2B Partners Consulting nos dedicamos a auxiliar empresas a otimizarem seus negócios via os serviços de conselho consultivo, gestão interina, aplicações gerenciais e consultoria com foco em assessoria financeira, melhoria de operações e eficiência organizacional. Contate-nos para obter maiores informações, enviando um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Conselho | Gestão Interina | Consultoria
http://www.2bpartnersconsulting.com/site/index.php/br/artigos-rubens-batista